Administração Inteligente: tornando-se um profissional diferenciado

O mercado de trabalho, de um modo geral, exige hoje que o profissional seja diferenciado. O destaque necessário que fará com que este trabalhador seja disputado pelas empresas, vem de diversos fatores que devem ser conhecidos, sobretudo, por quem pretende trabalhar no ramo empresarial.

Hoje, pensando nisso, trouxemos alguns fatores que fazem com que o profissional seja mais competitivo, e tenha sucesso em sua carreira.

Vamos lá?

1. Entusiasmo para o aprendizado: a zona de conforto pode parecer uma boa ideia de início, mas não é vista com bons olhos pelos gestores. É preciso pró-atividade, curiosidade, buscar sempre o novo. Quem sempre busca aprender está sempre atualizado e, portanto, não fica para trás de nenhum modo.

2. Ambição de carreira: este preceito está muito ligado com a sede de aprendizado. Quem tem ambição de carreira está sempre procurando crescer e, consequentemente, busca sempre melhorar. Não à toa, esta ambição faz com que a pessoa tenha foco e objetivo, dois valores também muito respeitados pelas grandes empresas. Saber o que quer, e como conseguir – desde que respeitando os limites éticos da profissão, é claro – é sempre muito bem vindo.

3. Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças: as organizações seguem o ritmo do mundo. Ou seja, são ágeis e dinâmicas, e passam por transformações o tempo todo. Se a pessoa não souber se adaptar, e se manter sempre constante, não vai conseguir trabalhar neste novo mercado de trabalho.

4. Saber trabalhar em equipe: é comprovado que o trabalho em equipe é mais eficiente que o trabalho individual. Além dos resultados aparecerem mais rapidamente, o trabalho em equipe faz com que os envolvidos desenvolvam melhor suas habilidades, já que terão pessoas para estimular e criticar seu serviço. Por isso, saber trabalhar com mais pessoas é essencial para um bom desempenho.

5. Saber falar mais idiomas e ter conhecimentos em Informática: há duas coisas certas no mundo atual: ele é altamente conectado, informatizado; e ele é globalizado. O planeta está interligado graças aos computadores. Por isso, saber usar esta ferramenta e falar outras línguas é tão importante quanto sua formação profissional.

6. Comunicação: nada adianta todos os fatores acima serem bons, se você não souber reportá-los aos seus superiores. A comunicação é ferramenta essencial para o bom andamento dos trabalhos, pois permite que o feedback e o andamento do serviço sejam plenos e garantidos. Sem a comunicação, muita coisa pode sair errada…

7. Criatividades perante problemas e decisões difíceis: enfrentar situações ruins não é fácil para ninguém. Porém, o bom profissional é aquele que sabe superar as crises, e transforma as dificuldades em ações benéficas, a seu favor. Criatividade para fazer do problema uma solução, e com isso superá-lo, é uma qualidade tão rara que o mercado sente a falta deste tipo de profissional. Desenvolva esta habilidade e o emprego estará praticamente garantido.

Estas e outras dicas importantes de empregabilidade podem ser aprendidas por meio do curso técnico em Administração do Instituto Monitor. Com o material didático, você pode estudar a distância, e ainda aprender várias técnicas de administração e gestão. Matricule-se pelo site http://www.institutomonitor.com.br/curso-tecnico-em-administracao.aspx e confira o quanto pode aprender!