Descubra sua Carreira Ideal em 3 Simples Passos

A escolha da profissão que vamos seguir e qual faculdade fazer não é nada fácil. Infelizmente não existe uma fórmula mágica, rápida e objetiva que nos diga exatamente qual é a melhor profissão em um piscar de olhos.

Mas não se desespere! Descobrir qual é a carreira ideal para você é possível e neste artigo você vai aprender como fazer isso em 3 simples passos.

1) Descubra seu perfil

Para escolher o curso certo, o primeiro passo é o autoconhecimento. Pense: quais são seus talentos, valores e preferências? Talento é aquilo que você faz com facilidade, de forma natural e recebe elogios, portanto pense naquilo sobre o que seus amigos e familiares sempre pedem a sua opinião. Uma ótima maneira de descobrir seus talentos é perguntar para as pessoas próximas a você.

Faça um Teste Vocacional, assim você irá identificar outras características suas que não tinha pensando antes.

Considere também aquilo que você ama fazer, o que desperta mais o seu interesse e paixão. Mas tenha cuidado! Não é só porque você gosta de animais que deva fazer o curso de medicina veterinária, ou que tenha que fazer letras porque gosta muito de ler. Por fim, faça uma lista com as atividades que você gostaria e as que não gostaria exercer profissionalmente, por exemplo “trabalhar em um escritório”, “viajar” ou “liderar equipes”.

2) Liste as áreas que despertam seu interesse

Quais são as carreiras que vão permitir a você ao mesmo tempo usar seus talentos e atender a suas preferências? Quais dessas profissões permitem a realizar atividades que te dão prazer? Nessa etapa é bom pesquisar diversas alternativas de cursos e ver quais se encaixam com seu perfil. No Teste Vocacional Online  você terá uma indicação de alguns cursos que se encaixam com seu perfil.

Se informe sobre os campos de atuação e faça uma lista com os cursos e faculdades que você mais se identificou. Sites de faculdades também são uma boa fonte de pesquisa.

3) Se informe sobre o dia a dia das profissões

Agora é hora de descobrir como será sua rotina diária caso escolha cada uma das profissões que você selecionou. Busque informações sobre o dia a dia no trabalho, remuneração, oportunidades e o mais importante: conheça e converse com profissionais que já atuam nessas carreiras.

Você pode buscar essas pessoas na internet ou mesmo em seus locais de trabalho. É interessante pedir para que mostrem suas atividades na prática. Pergunte sobre os pontos positivos e negativos, peça conselhos e tire suas dúvidas.

Se seguir esses três passos, você terá em suas mãos informações valiosas que irão tornar a decisão mais fácil. E não se esqueça: conte sempre com a ajuda dos seus amigos e familiares nessa hora.