Dicas de Português: Agente e A gente

 

Dando início a mais uma matéria sobre Dicas de Português para vocês, hoje falaremos de um erro recorrente ultimamente: ‘AGENTE’ e ‘A gente’. Nós conseguimos perceber a diferença na aplicação, porém na hora da fala não conseguimos diferenciar quando a palavra possui o artigo A junto ou separado.

   É importante sabermos o significado delas para aplicá-las no contexto correto e, por isso, ao fazer uma redação é importe conhecer a diferença. O ENEM é um grande exemplo disso, a redação tem um grande peso para a nota e sabemos que na hora de disputar uma vaga em uma universidade, isso conta bastante.

Vamos entender a diferença!

 

Agente:

Vamos trazer a regra que vai te ajudar a lembrar da regrinha para identificar os verdadeiros significados. Nós usamos AGENTE sempre que falarmos de alguém que está agindo. De modo geral é alguém que está praticando uma ação, pode ser agente de saúde, um agente policial ou até um agente secreto.

Exemplos:

* Eu fui contratada para ajudar o agente 007.
* Foi por causa de um agente infeccioso que ela adoeceu.
* O assalto foi evitado pois havia um agente policial por perto.

A gente:

A GENTE é usado quando a intenção é  fazer referência a um plural de pessoas de maneira mais popular e informal, para escrevermos de maneira correta, ou seja, dentro da norma culta da língua portuguesa devemos trocar A GENTE por nós, caso o sentido da frase se mantenha, a aplicação está correta.

Exemplos:

* A gente pode se encontrar depois do trabalho? – Nós podemos nos encontrar depois do trabalho?
* A gente começou a namorar. – Nós começamos a namorar.

* E se a gente pedir pizza hoje? – E se nós pedirmos pizza hoje?

 

Espero que tenham gostado! Todas as quartas-feiras estaremos com uma dica nova para vocês. Se você está com dúvida em alguma palavra deixe nos comentários e caso queira retomar os estudos CLIQUE AQUI para saber mais informações.

Nos vemos na próxima (:

Por Sayuri Kinjo