Dicas de Português: Aspas duplas ou simples?

 

Trazemos agora mais uma matéria de Dicas de Português que visa solucionar algumas dúvidas comuns de profissionais de diversas áreas: aspas simples e aspas duplas. Elas são um sinal de pontuação que tem o objetivo de ressaltar alguma parte de um texto. Vamos mostrar alguns casos onde elas ocorrem.


ASPAS DUPLAS:

Preste sempre atenção nos outros sinais de pontuação que muitas vezes acompanham as aspas, como por exemplo o ponto final. Quando uma frase acaba, o ponto final fica dentro das aspas. Pontos como o de exclamação e interrogação também.

Exemplo:

E por final eles disseram que “era meu objetivo.”

Outra pontuação que gera dúvidas, é a vírgula. Se a citação estiver no meio da frase e for preciso usar a vírgula, você deve colocá-la, fechar aspas e seguir adiante com o texto.

Exemplo:

A última coisa que ela disse foi “Adeus”, depois disso ela nunca mais voltou.

 

ASPAS SIMPLES:

As aspas simples são mais fáceis – eu garanto. Você só usará elas quando quiser dar destaque a uma palavra de um texto que já está entre aspas duplas.

Exemplo:

Tem uma frase no livro que dizia, “Eu nunca soube o que ela quis dizer com ‘Carpe Diem’ quando escreveu aquela carta. ”

Fácil né? Todas as quartas-feiras estaremos com uma dica nova para vocês. Se você tiver dúvidas em alguma palavra deixe nos comentários e caso queira retomar os estudos CLIQUE AQUI para saber mais informações.

Nos vemos na próxima (:

 

Por Sayuri Kinjo.