Dicas de Português: Onde e Aonde

 

Estamos acostumados de maneira errada com certas pronúncias e vícios linguísticos, e não só na fala, mas na escrita também e isso acaba nos prejudicando em diversos momentos: em uma entrevista de emprego, nas provas na escola ou até mesmo no momento de conhecer os sogros, isso faz toda diferença.

Em qualquer área o domínio da língua portuguesa é algo essencial, independentemente do cargo, já que não queremos ser interpretados de maneira errada e, por acreditarmos que nunca é tarde para aprender algo, estamos iniciando esta matéria para ajudar a tirar as dúvidas mais frequentes!

As palavras ‘aonde’ e ‘onde’ são bastante parecidas, fáceis de confundir já que as duas de maneira popular indicam lugar, mas possuem suas diferenças.

Aonde:
 
Se você acha que a diferença dessas palavras é apenas a letra inicial está muito enganado, na verdade essa letra vai te ajudar a decorar a regra e identificar de maneira rápida quando você deve aplicá-la de modo correto. A palavra AONDE deve ser usada quando a ideia apresentada estiver relacionada a movimento, para isso devemos prestar atenção em verbos como: descer, vir, entregar, dirigir, entre muitos outros. Para saber se está fazendo a aplicação da palavra de forma correta, você pode substituir a palavra AONDE por para onde e, se o sentido se manter é a prova real de que deu certo.

Exemplos:

* Aonde devemos ir em nosso aniversário de casamento? – Para onde devemos ir em nosso aniversário de casamento?
* “Aonde quer que eu vá, eu levo você no olhar”. – Para onde quer que eu vá, eu levo você no olhar.
* Aonde você foi morar? – Para onde você foi morar?
 
Onde:
 
Agora que entendemos como funciona a aplicação de AONDE, é muito mais fácil entender quando usamos o ONDE. É mais simples do que você imagina. ONDE sempre é usado quando falarmos algo relacionado a situações de lugares físicos, e pode indicar o lugar em que alguém ou algo está, ou seja, indica uma posição fixa.
 
Exemplo:
 
* Mãe, você sabe onde está o controle?
* Eu me perdi, não sei onde estou.
* Você sabe me dizer onde fica o banco?
 
Nunca use ONDE em substituição a NO QUAL, NA QUAL ou EM QUE.

Exemplo:

Errado: O marido passou da fase onde só pensava em agradar a esposa.
Certo: O marido passou da fase em que só pensava em agradar a esposa.

Espero que tenham gostado! Todas as quartas-feiras estaremos com uma dica nova para vocês. Se você está com dúvida em alguma palavra deixe nos comentários e caso queira retomar os estudos CLIQUE AQUI para saber mais informações:

Nos vemos na próxima (:

 

Por Sayuri Kinjo.