Faculdade: Bacharelado em Administração!

 

O curso de Administração é o segundo curso mais procurado nas faculdades, só perdendo para Direito. Seu maior diferencial é possuir um leque de opções muito grande dentro do mercado de trabalho. A seguir apresentaremos informações importantes para você que está pensando em começar o curso!

O Bacharelado de Administração é voltado para pessoas que buscam conhecimento sobre gestão e suas áreas. O conteúdo também auxilia pessoas que já possuem diploma a complementar sua formação técnica e ampliar suas oportunidades de colocação profissional, sobretudo se pretendem abrir sua própria empresa.

O curso tem uma duração média de 4 anos e é encontrado tanto em faculdades públicas quanto particulares. Nos primeiros semestres, as disciplinas são focadas em conteúdos básicos de formação, com as matérias iniciando no 2º ou 3º ano (variando conforme a faculdade). Nas disciplinas mais práticas, são aplicadas situações reais como forma de preparar o aluno para as colocações do mercado.

O trabalho de administrador exige principalmente foco e organização, pois suas tarefas estão diretamente ligadas com o gerenciamento de financeiro, pessoas ou materiais. Dentro dessas posições, ele é o responsável por fazer o planejamento estratégico de melhorias no dia a dia da empresa para conseguir atingir as metas estabelecidas.

Um dos motivos para que este curso seja altamente procurado é o fato da empregabilidade ser alta. Um profissional de administração pode trabalhar em diversas áreas por conta das empresas terem a necessidade de um ambiente organizado, necessitando que o fluxo de trabalhos seja ininterrupto e harmônico.

A seguir veja os 5 exemplos dentro do mercado de trabalho atual que separamos para mostrar a amplitude que esta formação pode oferecer, e te motivar ainda mais!

  1. Caso você tenha mais facilidade com números, uma das opções pode ser Administração Financeira. Dentre várias funções você poderá trabalhar com capital de giro, fazer análises de orçamentos e fluxos de caixa, ou seja, coordenar atividades financeiras de modo geral.
  2. Se você é uma pessoa mais informal e gosta de lidar com pessoas? Você pode seguir em algo com contato direto com o público, como Administração Hoteleira. Não só nos hotéis, mas spas, parques temáticos e resorts também são lugares que precisam de uma atenção especial, pois é preciso estar atento na administração da estrutura do local, desde a limpeza e até manutenções.
  3. Se você é uma pessoa que preza um contato maior com a natureza, você pode pender para Gestão Ambiental e fazer parte da criação e execução de projetos de preservação, podendo também fazer pesquisas de mercado relacionados a área.
  4. Para aqueles que possuem um lado comunicativo mais desenvolvido, uma das opções pode ser a área de Vendas. É preciso ter essa desenvoltura mais comunicativa já que trabalhará com estratégias que otimizarão as negociações de condições de pagamentos, preços e prazos de entregas. Tendo o objetivo de visar o aumento da demanda para o progresso de controle de custos.
  5. Logística é uma área que exige muita dedicação, pois é por sua existência que a engrenagem de serviços não para. Presente desde o início, o profissional está consciente de toda a gestão de processos, como na distribuição das mercadorias, pois muitas vezes é ele que faz a trajetória que será de melhor custo benefício.

Não existe um piso salarial fixo para administradores por conta de ser uma área muito ampla, porém, o Conselho Federal de Administração (CFA) sugere as empresas que o salário inicial seja de R$ 2.680,00 para um profissional recém-formado, e de R$ 6.520,00 para um profissional que tenha mais de 2 anos de experiência.

Caso você seja uma pessoa que possui uma familiaridade com números e tem um bom senso para criação de planos estratégicos, não se preocupe, pois, você irá se dar muito bem com o curso de Administração!

Espero que eu tenha ajudado de alguma maneira! Caso tenha se interessado, CLIQUE AQUI para se inscrever!

Nos vemos na próxima (:

 

Por Sayuri Kinjo.