Há esperança para a Geração “Nem Nem”?

O Brasil tem enfrentado dificuldades quanto a geração de empregos nos últimos anos. Mas há um grupo, conhecido como Geração “Nem Nem”, que tem se tornado cada vez maior, podendo gerar um novo panorama em relação ao mercado de trabalho.

O que é Geração “Nem Nem”?

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, cerca de 23% dos jovens entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham. Essa é a Geração “Nem Nem”: jovens que não conseguem uma oportunidade de emprego e nem conseguem investir em sua formação. Esse é um dado alarmante, levando em conta a necessidade de profissionais qualificados no mercado, além do alto número de desempregados que colabora para o crescimento dessa estatística. E esse não é apenas um problema do presente: com o passar dos anos, esse tempo perdido tende a aumentar cada vez mais as dificuldades do segmento.

 

Como ajudar esses jovens que precisam de formação para entrar no mercado de trabalho, mas não possuem experiência?

Há diversas iniciativas no mercado para aproximar os jovens de um emprego e uma formação profissional, mas muitas vezes, tais esforços levam muito tempo e não são efetivos.

Incentivar apenas o ingresso no ensino superior é desejável, mas não resolve o problema principal: a maior parte desses alunos termina o curso sem conseguir trabalhar na área desejada, reduzindo sua empregabilidade futura.

Ao mesmo tempo, oferecer vagas focadas em alunos recém-ingressos no ensino superior, embora desejável, também não fecha o circuito: alunos que ainda não conseguiram ingressar não conseguem chegar nessas vagas.

Ficou evidente que toda e qualquer solução para resolver o problema da Geração “Nem Nem” precisa gerar resultados num curto espaço de tempo nas duas frentes, simultaneamente: oferecer estágio remunerado + curso superior com bolsa. Mais do que isso: essa combinação deve estar presente desde a matrícula, resolvendo tanto ingresso dos alunos no ensino superior quanto no mercado de trabalho.

Parece óbvio, mas ninguém tinha unido as duas pontas até a Faculdade Monitor perceber o problema e fazer isso, fechando parcerias com empresas como a Nube, especializada em oferecer vagas de estágio para alunos que estejam ingressando no ensino superior, ainda sem experiência no mercado de trabalho.

Utilizando o conceito Curso Superior + Estágio Remunerado, a Faculdade Monitor abriu para o jovem o acesso a bacharelados presenciais de Administração ou Ciências Contábeis com bolsa de estudo de até 60% e ingresso facilitado: o aluno pode usar sua nota do Enem ou fazer uma prova de seleção bastante pragmática.

Tão ou mais fácil que o acesso ao curso superior é o ingresso no mercado de trabalho: a pré-matrícula do aluno no curso é a chave para participar de uma entrevista de estágio. Aprovado nessa entrevista, o aluno tem o melhor de dois mundos: um curso superior nota 4 do MEC com valor acessível, um estágio remunerado e dinheiro no bolso no final do mês.

Essa iniciativa inovadora na área educacional, agindo diretamente sobre as circunstâncias que interferem no desenvolvimento profissional dos jovens, diferencia a Faculdade Monitor no mercado, abrindo caminho para mais jovens que desejam ter uma oportunidade de formação superior de qualidade.

Essa iniciativa já gerou histórias de sucesso. Quer conhecer algumas dessas histórias? Acesse www.faculdademonitor.com.br e saiba mais.