Making-Off: Produção!

 

 

Você que está acompanhando o making-off de construção de nossas videoaulas vai achar muito bacana essa segunda parte, que fala da parte de filmagem propriamente dita. Caso você não saiba, o Instituto Monitor é escola pioneira no ensino a distância no Brasil e uma das primeiras a ministrar ensino técnico através de videoaulas. Então, os recursos são muito avançados, mas vamos, nesse post, tentar explicar de maneira simplificada. Vamos lá?

Antes de dar início ao procedimento de gravações de aulas é feito todo um alinhamento com todo o conteúdo que foi passado pela diagramação e que se tornou apostila. O próximo passo é organizar os slides desse material de forma mais sintetizada, explorando o lado visual das matérias, ou seja, os slides acabam contendo mais imagens do que texto pois a finalidade é ser uma plataforma de apoio para explicações dos professores.

Neste momento, os profissionais assistente de produção, produtor de vídeo e o Professor se reúnem para escrever o roteiro, parte essencial das gravações. Nessa reunião é decidido como o professor aplicará a metodologia de ensino determinada pelo Instituto Monitor de maneira mais dinâmica. O roteiro é de suma importância, já que ele norteia os editores para inserir um vídeo, uma música ou uma imagem em cada momento da videoaula.

O Instituto Monitor conta com uma estrutura grande de câmeras modernas, equipamento completo de luzes e equipamentos para captação de áudio. O estúdio comporta inúmeros modos de gravação, que está sempre preparado para fazer lives em redes sociais, vídeos de treinamento, vídeos institucionais, entrevistas, gravações externas.

As videoaulas são gravadas, em sua maioria, com o chroma key, que é uma técnica de efeito gráfico muito utilizada em cinema, e serve para retirar um fundo e substitui-lo pela imagem desejada. Feito isso, no momento da edição, é aplicado um fundo condizente com a identidade visual que foi gerada pela equipe de Marketing e aprovada pela Diretoria.

O produtor de vídeo possui um papel importantíssimo neste processo, afinal, ele é o responsável por cuidar do ângulo do professor, do posicionamento de luzes e câmeras. É ele que verifica a captação de áudio e é o primeiro a ter uma percepção intuitiva de possíveis alterações.

Algumas aulas são feitas em modo entrevista. Também uma inovação do Instituto Monitor.

 

 

 

 

Esperamos que tenham gostado! Continuaremos a matéria sobre o processo de criação de material didático. Nessa última etapa falaremos mais sobre as edições e finalizações, aguardem!

 

Por Sayuri Kinjo.