Quais são minhas chances?

Mercado de trabalho Técnico em Administração

Como prometido na semana passada, quando vimos por que optar pelo curso de técnico de Administração, esta semana veremos quais oportunidades de trabalho estão se abrindo para quem opta para esse profissional.

Primeiro, devemos ter bem claro que, apesar da formação técnica tentar abranger todos os segmentos e funções administrativas, o aluno deve escolher qual área se especializar e seguir. Para tanto, há diversas oportunidades, como já vistas na semana passada: gestão, recursos humanos, finanças, marketing… com alguma delas o aluno irá se identificar, e com isso traçará seu objetivo profissional.

Feita a escolha pela área a se seguir, fica muito mais simples entrar no mercado de trabalho. Isto porque todas as empresas de médio e grande porte possuem, geralmente, espaço para os mais diversos tipos de profissionais. Com o crescimento econômico, cresce também o número de organizações que precisam se tornar competitivas. Para que possam competir no mercado, elas precisam ter uma boa linha de produção, um bom corpo de funcionários, um bom controle financeiro de gastos e lucros, um bom planejamento estratégico de ações. Todas funções que um técnico de administração, em sua especialidade, pode executar.

Mesmo as empresas de pequeno porte e as familiares podem se tornar um bom nicho de mercado para os futuros técnicos de administração. Muitas delas estão se fortalecendo no mercado, e para estarem à altura dos demais concorrentes, precisam de mão de obra especializada que saiba comandar e gerenciar uma empresa. Como 90% das empresas no país são familiares (segundo pesquisa do Jornal de Londrina de 2005), é um mercado a se considerar.

Nas pequenas e micro empresas, o técnico em Administração pode trabalhar como auditor, dando dicas e conselhos de como melhor guiar o negócio. O mercado de auditoria também é bastante promissor, porque, mesmo autônomo, tende a crescer junto com as empresas, mas sem necessariamente precisar se prender a elas. Elimina o risco, portanto, de queda caso a empresa entre em crise.

Por fim, há a oportunidade de se montar o próprio negócio. E no Brasil, país com fortes nichos de mercado e bons recursos naturais, é uma oportunidade excelente ser empreendedor. O conhecimento para boa administração já existe. O técnico, então, só precisa pôr a mão na massa!

O mercado de trabalho é promissor. Oportunidades não faltam. Só falta mesmo se tornar técnico em Administração. Há diversas entidades no Brasil que oferece o curso de qualidade, e para quem não tem tempo hábil para um curso presencial, há a oportunidade dos cursos à distância. No Instituto Monitor, por exemplo, você encontra essa opção. Se quiser testar, basta se matricular pelo site https://www.institutomonitor.com.br/cursos/curso-tecnico-em-administracao-a-distancia-ead/ Uma oportunidade que todo administrador sabe que não deve ser ignorada.