Mercado de Trabalho: Técnico em Eletrotécnica

 

Você consegue imaginar como seriam nossos dias sem a eletricidade? A energia elétrica está presente em ambientes comerciais, residenciais e industriais, e está presente a todo momento. Sem percebermos, a energia tomou uma importância enorme em nosso cotidiano. Sem ela não teríamos controles hospitalares, controles de trânsito; os meios de comunicação não existiriam e nem os produtos que consumimos e são produzidos dentro de indústrias que precisam de grandes quantidades de energia.

O avanço da era das máquinas fez com que profissões na área de eletrotécnica sejam muito procuradas, uma vez que possui um leque de opções de formação muito grande. Entretanto, o ensino técnico tem sido o mais procurado por conta da versatilidade do curso e rapidez na formação. É aconselhado que depois de ter ingressado na área, a pessoa dê continuidade aos estudos seja se mantendo informado nas tendências da área ou iniciando a graduação em engenharia.

Para cuidar de tarefas como manutenção, análise e planejamento de sistemas elétricos, o mercado de trabalho exige um profissional organizado, com um bom raciocínio lógico, habilidades manuais para a interação de fios e conexões, que saiba trabalhar em equipe e tenha muito foco em todas atividades que faz, pois as vezes é necessário trabalhar em locais altos, o que requer muita atenção. Se manter atualizado é um grande diferencial em qualquer área e melhora as chances para uma oportunidade de trabalho.

Construção civil, metalurgias, assistências técnicas, hospitais, telecomunicações, concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviços, indústrias em geral como automação, fabricação de máquinas, equipamentos eletrônicos, automobilísticos são opções de atividades bem direcionadas dentro da área de atuação que se pode seguir, além da opção de abrir seu próprio negócio e trabalhar de forma autônoma.

Falando em números, conforme pesquisas levantadas existem 174 mil pessoas só no Brasil que estão empregadas nas área de indústrias elétricas, existe um pressuposto de que em aproximadamente 3 anos, esta área terá uma média de 17 mil técnicos empregados. Os bons números não acabam por aqui, bastante atrativa também é a faixa média salarial desse setor que, com uma variação de valores baseada no tamanho da empresa e nível profissional por exemplo, um trainee em uma empresa de pequeno porte ganha mais de R$ 1.700,00. Já um máster, em uma empresa de grande porte, chega a ganhar R$ 4.300,00 (base de dados realizados pelo SINE – Site Nacional de Empregos).

Se interessou e quer saber mais sobre o curso? Clica no link para mais informações!
https://www.institutomonitor.com.br/cursos

 

 

Por Sayuri Kinjo.