Saiba um pouco mais da história da Contabilidade no Brasil

Ontem (25 de Abril) foi comemorado o Dia da Contabilidade. Esse profissional, que dá vida às pessoas jurídicas, e por meio da sua função gera empregos, renda e novos negócios, além de contribuir para um Estado mais forte, que age na solução dos problemas sociais. Veja na nossa matéria abaixo um pouco sobre a história da área no Brasil.

Essa data comemorativa surgiu no ano de 1926 em homenagem Senador João Lyra Tavares, considerado patrono da Contabilidade no Brasil, que defendeu em discurso a regularização das profissões relacionadas a área contábil brasileira.

Nessa época, já havia uma discussão sobre a necessidade de se estudar princípios e fundamentos contabilísticos nas escolas, já que naquele contexto, só eram ensinadas técnicas de escrituração contábil na escola prática de Contabilidade.

O Senador defendia que o ensino contabilístico fizesse parte da rotina escolar, além da regulamentação dos profissionais atuantes na área. Após muito esforço, um de seus objetivos foi cumprido. Um mês e três dias após seu discurso, foi criada a Escola do Comércio, primeira escola oficial com foco em ensinar contabilidade.

Mais do que isso, João Lyra Tavares também concentrava seus esforços em estabelecer os direitos e obrigações dos profissionais que trabalhavam com Contabilidade, e assim, em 30/06/1931, o Brasil organizou por meio do Decreto Federal nº 20.158 o ensino comercial da área, criando por meio dele diversos cursos, entre eles o de guarda-livros e o de peritos-contadores.

Já em 22/09/1945, finalizou-se a criação do Curso de Ciências Contábeis, onde os estudantes foram intitulados “contadores”, atingindo assim o mesmo nível de conhecimento dos antigos peritos-contadores; já com a Lei 3.384 de 28/04/1958, os guarda-livros passaram a serem chamados de “técnicos em Contabilidade”.

Já em 1997, a primeira turma do STJ decidiu por unanimidade que não existiria mais a profissão de “contabilista”, mas sim, duas profissões distintas: o Contador e o Técnico em Contabilidade.

Em 2010, o termo “contabilista” foi substituído por “profissionais da Contabilidade”, após alteração na redação do artigo 2º do Decreto-Lei 9.245/46, que foi a mesma lei que determinou a criação dos Conselhos de Contabilidade e definiu as atribuições dos contadores, e hoje técnicos em Contabilidade). Graças a isso, o Conselho Federal de Contabilidade passou a comemorar no dia 25 de Abril o “Dia dos Profissionais Contábeis”.

Vale lembrar que existem outras datas comemorativas no país envolvendo a área de Contabilidade, sendo elas:
12 de Janeiro – Dia do Empresário Contábil
22 de Setembro – Dia do Contador
20 de Novembro – Dia do Técnico em Contabilidade