Timidez tem cura

 

Temos a errada impressão de que as pessoas seguras nasceram assim. Na verdade, a maior parte delas aprendeu, no decorrer da sua vida, como usar a linguagem do corpo, conversar com gente nova, concentrar-se realmente no assunto e, o mais importante, não se preocupar com que os outros pensam.

Adquirir segurança é um dos aspectos mais importantes. Tentar desviar a ansiedade nos deixa mais constrangido. Arriscar-se um pouco, guardar acertos positivos pode fazer com que o indivíduo se torne muito mais seguro, até nas piores situações sociais.

A maioria das pessoas tímidas ficaria surpresa ao saber que 40% dos jovens de hoje se consideram tímidos. Os pesquisadores atribuem esse aumento da percepção da timidez à diminuição do contato direto entre as pessoas.

Mas o mais surpreendente, constatado por meio do estudo de Jerome Kagam, da Universidade Harvard, é que no primeiro momento a timidez pode ser herdada. No segundo momento, mesmo que a timidez tenha um componente genético, há estratégias comprovadas que ajudam qualquer pessoa a melhorar.

Um dos componentes ligado diretamente é a ansiedade. No entanto, manter a calma numa situação de pressão é uma habilidade que pode ser aprendida. Quem é ansioso tende a prestar atenção no corpo (palpitações, sudoreses,etc.), a dar ênfase a essas reações, tornando-as muito maiores do que realmente são.

Tentar inflar a auto-estima é uma saída, livrar-se da crença constante de que está fracassando é outra. Em vez de ficar envergonhado e se fixar na ansiedade, é melhor fazer um esforço para criar situações positivas.

São quatro passos básicos para ajudar a vencer a ansiedade e a timidez:

Antecipe seu medo – Grande parte o nervosismo depende da importância do evento e do nível de certeza de que vamos nos sair bem. Avalie esses fatores para não ser pego de surpresa no grande dia.
Faça um ensaio – vista uma roupa que pretende usar no dia da apresentação, reunião, entrevista, etc.
Faça rir – O humor bem colocado melhora a impressão que as pessoas têm de você.
Pense grande – Busque idéias interessantes e provocantes, faça que seu público saiba que você tem um papel importante.