Saiba o que muda com o “Novo Ensino Médio”

novo-ensino-medio

Você já deve ter ouvido falar sobre o “Novo Ensino Médio” que mudou a estrutura dessa modalidade de ensino. Ele não afeta apenas os estudantes, mas também a população em geral, já que a educação é um bem comum do interesse de todos.

Você está com dúvidas sobre como será daqui pra frente? Confira conosco todas as informações que você precisa saber a respeito das mudanças no sistema de ensino.

Como funciona?

Basicamente, o Novo Ensino Médio trouxe uma reforma na grade curricular que mudou a dinâmica de aplicação de algumas disciplinas e, consequentemente, sua inserção no calendário. Assim, o discente tem autonomia para definir quais disciplinas deseja estudar e aprofundar seus conhecimentos na metade dos três anos do Ensino Médio (completar como conversamos), a partir do seu interesse, e direcionando os conhecimentos para a profissão que busca exercer no futuro.

Apesar dessa flexibilidade, as disciplinas de Português, Matemática e Inglês serão obrigatórias nos três anos de Ensino Médio. No geral, a carga horária totalizará 3 mil horas, das quais 1.800 terão conteúdo definido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que contempla as disciplinas já aplicadas no Ensino Médio comum; As 1.200 restantes terão seu conteúdo escolhido pelo aluno a partir do seu interesse nas áreas de conhecimento disponíveis para aperfeiçoamento, os chamados Itinerários Formativos.

Sobre os Itinerários Formativos

Itinerários Formativos são um conjunto de disciplinas, projetos e atividades relacionadas, que buscam aprofundar o conhecimento dos alunos em uma determinada área. No caso do Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos são das áreas de Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da formação Técnica e Profissional. As redes de ensino têm autonomia para definir quais Itinerários Formativos oferecer, considerando as necessidades dos alunos e da região onde está inserida.

A grande vantagem agora é que o aluno pode seguir no Ensino Médio estudando conteúdos que tenham maior afinidade com o que desejam como profissão e carreira no futuro, e com a adição da possibilidade de uma Formação Técnica, o jovem amplia as chances de se inserir com mais facilidade no mercado de trabalho.

E o ENEM?

Com a mudança das matérias obrigatórias contempladas no Novo Ensino Médio, muito se discute sobre como será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio. Vale lembrar que a Lei do Novo Ensino Médio não trata especificamente do ENEM, mas o MEC entende que ele deve se adequar à Base Nacional Comum Curricular e, sendo assim, a mudança será gradativa, iniciando em 2020.

O que você achou dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários!