Mundo Eletrônico – Quem gasta mais chuveiro, 220 v ou 110 v?

Em primeiro lugar o chuveiro elétrico é um sistema aquecedor de água. Quando ligamos o registro a pressão da água força o fechamento do circuito, o que permite que uma determinada corrente elétrica percorra a resistência e gere calor­(Leis de Joule) para aquecer a água. Muitas pessoas ficam em duvida quando alguém faz uma simples pergunta: qual chuveiro consome menos energia, de 110 v ou de 220 v?

Muitos têm duvida na hora de responder, mas acabam optando pelo chuveiro de 220 v por ser maior a tensão. Porém, vimos anteriormente em uma das minhas postagens, que para calcular nossa conta de luz é preciso saber quanto cada aparelho de nossa casa gasta em watts. Só por ai já da para perceber que tensão ou corrente não entram nessa comparação.

A única diferença entre 110 v e 220 v está na bitola (medida padrão) dos cabos. Um ramal de 1 200 w de potência terá, em 220 v, aproximadamente a metade da bitola de outro, de mesma potência, que usa 110 v. Na ponta do lápis, a economia é significativa (bitola menor, custo menor).

Exemplo: Chuveiro de 4400 w qual será a corrente?
Lembrando que Potência é Tensão x corrente!

Olhando na tabela abaixo temos para uma corrente de 28A (nosso caso 220 v = 20A) um fio de quatro mm de diâmetro, e para 50A (nosso caso 110 v = 40A) um fio de 10 mm de diâmetro!

Bitola Amper
1,5 mm 15 A
2,5 mm 21 A
4 mm 28A
6 mm 36A
10 mm 50A
16 mm 68A

 

Até a próxima Pessoal!

Glossário

A – O ampère ou ampere (símbolo: A) é uma unidade de medida de intensidade da corrente elétrica.
W – Watts (símbolo: W), é uma unidade de potência elétrica obtida pela multiplicação da tensão (V) pela corrente (A).

Genison Martins Moreira Professor de Eletrônica do Instituto Monitor

 

Leave a Comment

Filed under Mundo Eletrônico

Deixe um Comentário