Mundo Eletrônico – Quem gasta mais chuveiro, 220 v ou 110 v?


Em primeiro lugar o chuveiro elétrico é um sistema aquecedor de água. Quando ligamos o registro a pressão da água força o fechamento do circuito, o que permite que uma determinada corrente elétrica percorra a resistência e gere calor­(Leis de Joule) para aquecer a água. Muitas pessoas ficam em duvida quando alguém faz uma simples pergunta: qual chuveiro consome menos energia, de 110 v ou de 220 v?

Muitos têm duvida na hora de responder, mas acabam optando pelo chuveiro de 220 v por ser maior a tensão. Porém, vimos anteriormente em uma das minhas postagens, que para calcular nossa conta de luz é preciso saber quanto cada aparelho de nossa casa gasta em watts. Só por ai já da para perceber que tensão ou corrente não entram nessa comparação.

A única diferença entre 110 v e 220 v está na bitola (medida padrão) dos cabos. Um ramal de 1 200 w de potência terá, em 220 v, aproximadamente a metade da bitola de outro, de mesma potência, que usa 110 v. Na ponta do lápis, a economia é significativa (bitola menor, custo menor).

Exemplo: Chuveiro de 4400 w qual será a corrente?
Lembrando que Potência é Tensão x corrente!

Olhando na tabela abaixo temos para uma corrente de 28A (nosso caso 220 v = 20A) um fio de quatro mm de diâmetro, e para 50A (nosso caso 110 v = 40A) um fio de 10 mm de diâmetro!

Bitola Amper
1,5 mm 15 A
2,5 mm 21 A
4 mm 28A
6 mm 36A
10 mm 50A
16 mm 68A

 

Até a próxima Pessoal!

Glossário

A – O ampère ou ampere (símbolo: A) é uma unidade de medida de intensidade da corrente elétrica.
W – Watts (símbolo: W), é uma unidade de potência elétrica obtida pela multiplicação da tensão (V) pela corrente (A).

Genison Martins Moreira Professor de Eletrônica do Instituto Monitor

 

Deixe um Comentário

Filed under Mundo Eletrônico

Deixe um Comentário