Secretariado & Secretários: A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE

Para formalizar a profissão do secretariado e para garantir que todos os secretários terão formação profissional ou experiência de campo, o Ministério do Trabalho, órgão federal, exigiu que esta profissão seja regulamentada. Ou seja, todos os secretários terão de ter registro em órgão competente do Ministério. No caso, o secretário deve se registrar nos órgãos estaduais do MTE, chamados de Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego – SRTE.

O SRTE, que antigamente se chamava DRT (Delegacia Regional do Trabalho), são os órgãos que, em nível estadual, possuem a obrigação de fornecer o registro em carteira das profissões regulamentadas. No caso dos secretários, é ele quem atesta que o profissional possui curso técnico ou bacharelado em Secretariado, e com isso garante que todos os profissionais da área são capacitados.

O registro no SRTE é obrigatório a todos que querem seguir carreira no Secretariado, de acordo com a lei 7.377 de 30/09/85 e 9.261 de 11/01/96. Para conseguir o registro, seguem algumas dicas importantes.

Documentação necessária

Para conseguir o seu registro em carteira do SRTE, segue aqui a relação de documentos necessários para o procedimento:

· Xerox simples (sem cortar o papel) da Cédula de identidade, do CPF e do PIS;

. Xerox simples (sem cortar o Papel) da CTPS (Carteira de Trabalho Profissional) – página da foto e da qualificação civil;

. Xerox simples (frente e verso) do Diploma do curso de Técnico em Secretariado ou o Histórico e do Certificado de conclusão;

. Xerox simples do Diploma ou do histórico e do certificado de conclusão do Ensino Médio para curso feito a distância ou com duração inferior a 3 anos;

. Número do GDAI (esta informação é obtida na Secretaria da Escola);

. Requerimento a Superintendente Regional do Trabalho e Emprego.

A via de requerimento pode ser impressa pelo Portal da SRTE de seu estado. Abaixo, segue modelo de requerimento, para secretários de São Paulo:

ILUSTRÍSSIMO SENHOR SUPERINTENDENTE REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
(Nome completo) portadora do RG nº…, CPF nº. …. PIS …, residente na …, bairro…, cidade…, CEP…, UF…, fone…., REQUER, mui respeito de V.Sa., seu registro de Técnico em Secretariado, de conformidade com a Lei 7.377, de 30.9.85 e Lei 9.261, de 10/1/96.

Termos em que
Pede deferimento

São Paulo, … de …. de ….

Assinatura de quem pede o requerimento

 

Em posse de todos estes documentos, basta comparecer à SRTE mais próxima, e dar entrada ao processo. Somente o profissional ou procurador legal deste (munido de procuração assinada e reconhecida em cartório) podem dar entrada ao processo.

Se todos os documentos forem levados corretamente, em breve seu registro profissional estará pronto!

Agora que você sabe como tirar o SRTE, que tal garantir seu diploma em Secretariado também? É o primeiro passo para conseguir o tão sonhado registro. Para isso, você pode contar com o curso à distância de Secretariado do Instituto Monitor. As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutomonitor.com.br/curso-tecnico-em-secretariado-online.aspx

Nos vemos na semana que vem, com mais dicas. Até lá!

Deixe um Comentário

Filed under Secretariado & Secretários

Deixe um Comentário