O papel dos pais na educação

Pesquisas recentes apontam que apenas 12% dos pais realmente acompanham seus filhos na escola. Traduzindo, isso significa que o pai, mãe ou responsável que buscam informações sobre a escola, monitora faltas, olha o caderno do filho quase diariamente e participa de reuniões, representam apenas doze em cada amostra de cem. A pesquisa foi realizada com pais de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que estão matriculados na rede pública e particular.

Os números são preocupantes, já que 3,8 milhões de crianças estão fora da escola e por algum motivo, as que frequentam, não tem um desenvolvimento satisfatório.  Pesquisas também comprovam que apenas 9,3% dos alunos do ensino médio tiveram o aprendizado satisfatório em Matemática em 2013.

Mais do que apenas saber das notas no fim do bimestre, é importante dar atenção à fase escolar de seu filho e participar ativamente de seu desenvolvimento. O papel dos pais é fundamental para incentivar esta fase escolar da criança. O velho ditado “educação vem de casa” cabe nesse quesito.

Compareça às reuniões de pais, cobre e ajude no dever de casa, cheque se seu filho está preparado para as provas, converse com os professores e descubra se há alguma dificuldade que impeça o seu filho de ir bem nos estudos.

Lembre-se: as crianças são o futuro de nossa pátria e de nada valerá nosso país sem uma boa educação.

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe um Comentário