Como escolher sua futura profissão?

Todos nós sonhamos com carreiras promissoras, sermos bem-sucedidos no trabalho e ter uma vida estável. Queremos chegar ao topo pulando fases e conseguirmos o salário mais alto possível, não é mesmo? Mas será que é assim que funciona? Como chegar lá?

Muitas dúvidas surgem na cabeça (principalmente dos pré-adolescentes) em qual carreira seguir e o que decidir estudar. A famosa questão: o que você quer ser, quando crescer?

Mas vamos pensar: o que te levaria a seguir tal profissão?

A primeira regra é: não faça sua escolha pelo salário. Muitas vezes o cargo dispõe de uma boa remuneração e altos salários cobram muitas responsabilidades do colaborador. Se o mesmo não realizar com motivação, não fará um bom trabalho. Quem não faz o que gosta, geralmente não faz bem feito, não é mesmo?

A segunda regra é: não procure algo “fácil”. Aquela profissão em que você vê comodidade, simplesmente por não exigir muito esforço, saiba que muitas vezes isso é ilusório. Nada realmente é fácil. E se assim o fosse, pense, muita gente pode fazer, e deste modo, não se paga bons salários.

Procure algo que venha através de você, que você tenha paixão. Busque desafios, pois eles provam o quanto você é importante no seu ambiente de trabalho. Procure encontrar dentro de você algo que o motivará e fará com que faça um ótimo trabalho, aumentando suas chances de crescimento na carreira escolhida.

Se ainda assim tiver dúvidas, procure um bom teste vocacional. Existem muitos gratuitos pela internet, mas nada melhor que um teste com uma empresa especializada e que vai ajudar a definir seu rumo nos próximos anos…