Cursos de Gestão de Pessoas com o Professor Emerson Weslei Dias

 

Nos tempos atuais, as organizações têm se preocupado muito mais com o relacionamento e comunicação com seus colaboradores. Isso mostra o entendimento da alta administração de que um colaborador motivado e qualificado maximiza os resultados da organização. Diante desse panorama é importantíssimo um trabalho voltado para a Gestão de Pessoas, de modo que o potencial humano seja melhor trabalhado, desde a capacidade técnica até a facilidade em se comunicar e se relacionar, compondo quadros funcionais mais eficientes e harmoniosos.

Pensando nessa demanda, o Instituto Monitor está investindo em criação de cursos e conteúdos voltados para essa área e, para isso, contamos com o apoio de um dos principais profissionais e pensadores da área de Gestão de Pessoas: o professor Emerson Weslei Dias. Seu currículo é vasto, com mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo e extensa formação acadêmica na área. Batemos um papo rápido com ele:

IM: Para qual perfil de público seus cursos são direcionados?

Emerson: O perfil ideal é aquela pessoa que quer aprender, mas não tem muito tempo para ler todos os livros que seriam necessários. Quer crescer na carreira, colocar em prática soluções inovadoras, mas teria que pesquisar em muitas fontes. Meus cursos têm essa “pegada” de juntar várias fontes e fazer boas combinações práticas que ajudam as pessoas no seu desenvolvimento profissional. Cursos rápidos, mas sem perder a profundidade do conteúdo.

[bootstrapthumbnail src=”https://www.institutomonitor.com.br/wp-content/uploads/2017/09/destaque-emerson-2.jpg”]

IM: Quais os desafios e oportunidades estão reservados para os profissionais que desejam se aprofundar na área de Gestão de Pessoas?

Emerson: O maior desafio na Gestão de Pessoas é que não existe uma fórmula única, que vale para todos. Cada ser humano é diferente, por isso é preciso usar técnicas e ferramentas diferentes com cada um. Mas uma vez que o profissional está aberto a aprender sobre gente, as recompensas são gratificantes. Quando você consegue ajudar alguém a se desenvolver, isso não tem preço. E o mais fascinante é que você aprende ensinando e ensina aprendendo. É uma relação de troca, não tem líder sem liderado e não tem como ser um bom líder, se não for um bom liderado. Quando não existe troca, não tem aprendizagem, e isso é fascinante. Esse é o grande desafio e ao mesmo tempo a grande oportunidade.

IM: O que você espera da sua parceria com o Instituto Monitor?

Emerson: Que seja longa! O Monitor tem uma longa história, não nasceu ontem, atravessou grandes desafios ao longo do tempo, foi inovador, pioneiro, colheu os frutos de sua liderança, isso tem um peso enorme e uma importância significativa, porém, hoje o mundo é diferente, os desafios que o país tem pela frente são gigantescos e eles só serão vencidos pela educação, então, aproveitar essa experiência do Instituto Monitor e olhar para o futuro é muito desafiador. Neste sentido, meu desejo é poder criar e desenvolver cada vez mais cursos preparatórios que deem visão gerencial, de liderança para os alunos, pois é isso que o país precisa e, espero, em conjunto com o Instituto, contribuir para esse futuro. 

IM: Deixe uma mensagem de incentivo para as pessoas que têm interesse em se especializar na área de Gestão de Pessoas.

Emerson: Tem uma frase dos autores Kouzes e Posner que diz que é um mito prejudicial acreditar que a liderança seja reservada somente a algumas poucas pessoas, e isso é verdade. Quando você organiza um simples churrasco você está liderando, quando você propõe uma reunião em família, quando orienta uma criança, são todas atitudes de liderança e gestão de pessoas. Que tal aprender novas técnicas, novas ferramentas, ter novas reflexões para fazer isso cada vez melhor e ter resultados cada vez melhores na sua vida e na sua carreira?

“O verdadeiro líder atua no sentido de não somente conhecer as necessidades dos seus subordinados, mas também de facilitar que eles conheçam suas próprias necessidades” – R.J. House

 

CURSOS NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS