Instituto Monitor: 78 anos fazendo parte da história do EAD no Brasil

 

Em 2017 o Instituto Monitor completa 78 anos de história. Ao longo dessa trajetória marcada por desafios, colaboramos na implantação e desenvolvimento da Educação a Distância oferecida no país. Não podemos esquecer que a história da EAD no Brasil está diretamente relacionada ao pioneirismo do Instituto Monitor.

Criado em 1939, o Monitor criou seu primeiro curso a distância no país (Radiotécnico), que ofertou por correspondência. Nicolás Goldberger, fundador do Instituto Radiotécnico Monitor, percebeu a falta de profissionais para prestação de assistência técnica em aparelhos de rádio. “Ele pensou na necessidade de se formar técnicos e em como poderia atender o Brasil todo, pois o rádio era a nova mídia nacional da época”, conta Elaine Guarisi, atual vice-presidente da instituição. “Foi por isso que o engenheiro Goldberger usou a experiência que tinha adquirido na Europa e montou no Brasil o curso de Radiotécnico por correspondência”, complementa.

Nesse início, a EAD acontecia com materiais impressos preparados para o estudo a distância, que eram enviados através dos correios para a casa do aluno. Com o passar do tempo, a tecnologia avançou e a EAD passou a utilizar outras ferramentas, como a televisão, satélite e finalmente, a internet. Assim, acompanhamos toda a evolução desta modalidade, participando sempre com pioneirismo das inovações apresentadas.

Este ano o Instituto Monitor completa 78 anos e continua buscando novos caminhos para auxiliar as pessoas a se desenvolverem profissionalmente. Além de contarmos com 14 cursos técnicos, cursos de educação de jovens e adultos (nível fundamental e médio) e mais de 60 cursos profissionalizantes, temos parceria com a Universidade de Uberaba (UNIUBE), que oferta mais de 80 cursos de nível superior (Graduação, Pós-Graduação e Extensão). Mas isso não é suficiente.

 

Contando com toda a expertise adquirida ao longo do tempo, o Instituto Monitor deu mais um passo e está prestes a iniciar sua própria faculdade: a IMESP – Monitor. Para conhecê-la melhor, entrevistamos a vice-presidente do Instituto Monitor, Elaine Guarisi.

IM: Quais os desafios que você enxerga no mercado educacional brasileiro atualmente?

Elaine: Nós, do Instituto Monitor, enxergamos a educação como algo global, sem restrições de espaço, local e tempo. O modelo de estudo que propomos não está “amarrado” em anos letivos, presencialidade ou exigências. O único objetivo é que o aluno conquiste o conhecimento. Infelizmente, nossa legislação educacional ainda é muito atrasada em relação aos países mais desenvolvidos.

IM: O que você já pode nos adiantar sobre a Faculdade IMESP?

Elaine: Já passamos pelos processos de avaliação de cursos e obtivemos nota 4 (de um máximo de 5) nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Estamos também em processo de autorização deles e dos cursos de Engenharia de Produção, Pedagogia e Artes Visuais na modalidade EAD. Provavelmente no segundo semestre de 2018 estará aberto o processo seletivo.

IM: O que nossos alunos e futuros alunos podem esperar desse projeto?

Elaine: Com estes cursos atenderemos aspirações de muitos alunos nossos! São diversos os testemunhos de alunos que nem tinham completado o ensino médio, estudaram conosco, realizaram um curso técnico e já sonham em fazer um curso superior. Eles sabem que o Monitor sempre oferecerá modalidades inovadoras (como é o caso dos grupos de estudos ofertados atualmente) por preços justos e, por isso, sempre nos incentivaram nesta nova empreitada. E é por eles que estamos realizando todos os investimentos neste novo nível da educação.