Espaço UNIUBE: Melhor Investimento em Tempos de Crise

 

Certa vez fui indagado por um de meus alunos sobre qual melhor investimento a se fazer já que ele havia recebido um bom dinheiro de indenização e gostaria de multiplicar esta quantia.

Confesso que fiquei um pouco sem graça, pois muito embora eu conheça superficialmente sobre rendimentos de renda fixa, aplicação em tesouro direto, poupança, bolsa de valores e outros possíveis multiplicadores de renda, não me senti inteiramente à vontade para sugerir. Afinal, quais garantias eu poderia dar a este aluno que me procurava com a pretensão de não errar em sua decisão.

Tendo como ponto de partida que eu não poderia titubear em minha resposta resolvi apelar para o campo do qual possuo maior conhecimento e que as chances de erro seriam quase nulas, e é esta experiência que eu quero compartilhar com vocês.

Disse a este aluno, sem meias palavras, que o melhor e mais efetivo investimento que ele poderia fazer era no seu próprio capital intelectual. Percebi em seu olhar certo ar de decepção uma vez que minha resposta destoava – e muito – do que ele esperava. Se tratava de uma pessoa muito pragmática, objetiva e esperava certamente uma resposta à altura de seus anseios.

Continuei: toda sugestão convencional que eu possa lhe oferecer neste momento será envolvida de larga possibilidade de erro, uma vez que poderia dizer algo do tipo, compre um imóvel, que certamente valorizará e você poderá vendê-lo com lucro, ou alugar. Poderia sugerir também um investimento mais conservador como a poupança que é livre de tributos, ou até mesmo um investimento com taxas de juros prefixadas, mas em todas elas correria o risco de culminar em decepção uma vez que são investimentos que poderiam retirar dele em algum momento.

Percebi que me observava com certa atenção com o fim de entender como se daria o desfecho de tal conselho pouco ortodoxo. Segui firme em meu propósito de lhe oferecer uma oportunidade segura e precisava ser convincente em meus argumentos. Proferi: você pode estar na esquina aqui em frente da universidade e algum indivíduo te abordar e roubar seu relógio, sua carteira, seu carro, até suas roupas, entretanto você já viu algum bandido abordando alguém e gritando “passa o conhecimento?” Creio que não. Sabe a razão?

Para se ter conhecimento há que se esforçar, dedicar tempo e dinheiro, por esta razão empresas e pessoas o valorizam tanto, pois ele agrega e gera valor para empresas, famílias, governo e comunidade. Conhecer certamente é poder, quanto mais poder, mais dinheiro e mais prazer. Portanto, se você quer potencializar seus investimentos, invista em você mesmo.

Claro que esta resposta num primeiro momento gerou apenas um riso meio sem graça e de certa forma decepcionante, só que boas sementes plantadas em solos férteis tendem a dar bons frutos. Hoje este meu inquieto aluno que resolveu aceitar meus conselhos figura entre os mais renomados palestrantes brasileiros em uma carreira meteórica que tem feito a diferença e dividido os palcos com as maiores referências nacionais no seguimento. Parabéns Rafael, o sucesso sempre vem para quem está preparado, o ganho fácil pode ser efêmero, ele passa, o que fica é a experiência, o conhecimento e o prazer que ele certamente trará.

Por Fábio Diogo